A CIA VOAR TEATRO DE BONECOS foi fundada no ano de 2003 por Marco Augusto, diretor e bonequeiro. A instituição tem como proposta o estudo e a prática do teatro de bonecos, levando em conta a sua tradição e inovações, visando compartilhar suas experiências através de oficinas e ações sócio culturais. Em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida através de participações em importantes festivais e projetos de circulação, o grupo foi convidado para se apresentar na Espanha e México, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana SP, melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório.Criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas lindas de Goiás 03 edições, Gama FESTINECO Festival de teatro de bonecos do Gama 06 edições, FESTIBRA Festival de Teatro para Infância de Brasília 06 edições, Festival ESPETACULIM pequenos espetáculos de grande qualidade 04 edições.

Histórico

A Cia Voar Teatro de Bonecos se estruturou em 2003 e nos seus 15 anos de existência, sempre buscou uma profunda pesquisa sobre a linguagem do teatro de bonecos, seu foco principal, mas transita em pesquisas musicais e outras linguagens teatrais que acrescentem em seus trabalhos. Em sua trajetória de quase dez espetáculos montados, todos abordam assuntos provocativos como a valorização às diferenças (Espetáculo Os Meninos Verdes), a busca incessante dos objetivos de vida (João e o Pé de Feijão), a valorização da literatura brasileira e o valor da infância (O Menino Maluquinho), a morte tratada com leveza e sensatez e tantos outros que provocam reflexão, sempre de forma criativa e divertida.

A companhia em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida através de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo já se apresentou na Espanha e México, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana/SP, melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí/ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Atualmente possui dez espetáculos em repertório.