Nesse ano de 2020 começou a produção do curta-metragem “A princesa de Bambuluá”. O curta será interpretado por bonecos criados pela CIA VOAR DE TEATRO DE BONECOS, tem como proposta o estudo e a prática do teatro de bonecos, levando em conta a sua tradição milenar e inovações tecnológicas. 

 “A PRINCESA DE BAMBULUÁ”, já foi montada pela Cia Voar na linguagem teatral com sucesso de público e crítica. Agora o presente projeto apresenta ao FAC a proposta de criação de uma obra audiovisual do conto, utilizando os mesmos bonecos da produção teatral, não se trata de gravação da peça, mas sim, uma releitura audiovisual da história. O curta será direcionado ao público infantil. 

Na elaboração do roteiro serão explorados os desencontros amorosos entre João e a Princesa quando todas as forças naturais e sobrenaturais conspiram contra o reencontro dos amantes. Cultivado e construindo pela oralidade popular, o conto “A princesa de Bambuluá” foi recolhido por Luís da Câmara Cascudo no Rio Grande do Norte e narrado por Francisco Idelfonso conhecido como Chico Preto. Foi publicado no livro contos tradicionais do Brasil, é classificado como um conto de encantamento no qual, o mágico, o sobrenatural e o mal agouro, estão presentes na narrativa. Esses elementos são componentes de extrema riqueza para composição de uma dramaturgia criativa para animação, possibilitando contar uma história rica em metáforas e simbolismo, uma aventura fantástica com personagens expressivos e marcantes. Segundo Câmara Cascudo, “Reúne elementos de vários Contos europeus, numa sequência de episódios populares” “O narrador analfabeto, negro, contou-a muitas vezes, sem colaboração inconsciente”.

A concepção cenográfica vai ambientar a primeira parte da História no sertão Brasileiro com seus arquétipos o vaqueiro, o músico das feiras, relacionando-os com os reis, rainhas e princesas de nossa raiz ibérica de onde herdamos grande parte de nossos contos populares, o continente europeu será representado na peça como o longínquo reino de Bambuluá para onde João parte voando nas asas de um urubu para encontrar sua amada. Os elementos cenográficos de primeiro plano serão confeccionados com mesmos materiais dos bonecos, látex, isopor e espuma de poliuretano. O cenário de fundo será adicionado na digitalmente na pós-produção.